Home / Academia / Natação para Bebê Recém-Nascido  

Natação para Bebê Recém-Nascido  

Ainda existem muitas dúvidas sobre a natação para bebê recém-nascido. A maioria das mães, ainda tem receio de colocar os filhos nesse tipo de atividade por medo da água.

Recomenda-se matricular o bebê nas aulas de natação a partir dos 6 meses de idade. Pois nessa idade, o bebê já tomou as principais vacinas e está protegido, podendo assim desenvolver essa atividade física.

A natação para bebê recém-nascido também é indicada para as crianças após os 6 meses de idade, devido já não terem tanto infecções de ouvido. O que é muito comum nos bebês de 0 a 5 meses.

Mas assim como qualquer outra atividade física, deve-se ter a liberação de um médico. Então os pais devem levar seus filhos ao pediatra de costume e pedir uma avaliação para que eles possam ingressar nas aulas de natação para bebê recém-nascido.

Isso se deve ao fato de alguns bebês apresentarem problemas respiratórios graves o que impede a prática dessa atividade, ou algum problema de pele e alergias que podem agravar com o contato da água da piscina.

Como escolher as aulas de natação para bebês recém-nascido

É importante os pais observarem alguns detalhes quando forem matricular seus filhos em uma aula de natação. Verificar se a piscina está em boas condições, com a limpeza adequada e se possuí o cloro com pH 7, considerado neutro.

A temperatura da água deve estar entre 27 a 29ºC, para que o bebê se sinta acolhido e protegido e não estranhe o primeiro contato com a água.

É fundamental optar por academias ou clubes que prestam serviços relacionados a natação para bebê recém-nascido que tenham profissionais qualificados para ministrar esse tipo de atividade.

Os profissionais devem ser graduados no curso de educação física e possuir registro no conselho federal de educação física. Só assim seu filho receberá as aulas por professores licenciados para esse tipo de atividade.

7 benefícios da natação para bebês recém-nascido:

  1. Melhora e desenvolve a coordenação motora do bebê;
  2. Aumenta o apetite;
  3. Aumenta o vínculo afetivo entre a família e o bebê;
  4. Previne e trata algumas doenças respiratórias;
  5. Facilita o bebê a engatinhar, falar e andar;
  6. Melhora do sono;
  7. Desenvolve maior resistência respiratória e muscular do bebê.

Se você ainda tem dúvida sobre matricular seu filho na natação para bebês recém-nascido, saiba que essa aula ainda ajuda ao relaxamento do bebê. Pois a piscina faz com que ele se recorde de quando estava dentro da barriga da mãe.

Uma dica legal, para os pais que estão pensando em colocar seus filhos na natação para bebês recém-nascido é que procurem uma academia ou clube e assistam como é executada essa aula.

Converse com o professor sobre suas dúvidas, e procure por outros pais que já levam seus filhos nas aulas de natação para bebês recém-nascido. A troca de experiências é muito válida nesse momento.

E a maioria dos locais que oferecem esses tipos de aula, deixam que os pais levem seus bebês para uma aula experimental, para ver como será a reação deles.

Quanto tempo dura uma aula de natação para bebês recém-nascidos?

A primeira aula sendo experimental ou não, deve durar cerca de 15 minutos. Ela é mais rápida para a adaptação do bebê.

As demais aulas duram cerca de 30 minutos, pois o sistema que regula a temperatura corporal do bebê ainda não se desenvolveu por completo e também porque a capacidade de concentração deles é mínima.

Sabendo quais são benefícios que a aula de natação para bebê recém-nascido pode trazer para seu filho, e como escolher o local para a matrícula, fica bem fácil quando se busca por essa atividade.

 

 

 

Sobre rafael

Veja Também

Natação infantil dicas – Confira dicas sobre a natação!

Na hora de conhecer um pouco mais sobre natação infantil dicas fazem toda diferença para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *