Home / Academia / Natação infantil dicas – Confira dicas sobre a natação!

Natação infantil dicas – Confira dicas sobre a natação!

Na hora de conhecer um pouco mais sobre natação infantil dicas fazem toda diferença para que iniciar a criança nesse esporte tenha como prioridade a segurança e o conforto durante a experiência.

Além disso, como a natação é um dos esportes mais completos que existem e trabalha todos os músculos do corpo, manter a prática dessa atividade de maneira regular, auxilia na melhoria da saúde e proporciona bem-estar.

natação infantil dicas

Natação infantil, dicas sobre sua importância

Como a natação pode ser considerada um meio de sobrevivência, a importância de saber nadar fica evidenciada, tornando a iniciação das pessoas nesse esporte totalmente necessária, quanto antes melhor.

Em todo caso, quando o assunto é natação infantil dicas são fundamentais para auxiliar as crianças corretamente durante o processo de adaptação, tornando a atividade mais prazerosa para incentivar na superação dos limites de forma consciente.

Até porque, quando iniciado adequadamente, esse exercício pode trazer diversos benefícios de extrema importância, como:

  • Prevenção da obesidade e do estresse;
  • Desenvolvimento da agilidade e velocidade;
  • Fortalecimento do sistema cardiovascular e respiratório;
  • Aumento da resistência do organismo;
  • Prevenção e recuperação de problemas ortopédicos.

Mas para atingir estes resultados, é importante que a natação seja traga prazer à criança, construindo uma relação de carinho, respeito e confiança com o professor.

Natação infantil, dicas sobre equipamento e treino

Ao iniciar a criança na natação infantil dicas sobre equipamento e treino podem transformar essa experiência em algo ainda mais produtivo, principalmente porque essa já é uma forma divertida, saudável e desafiadora de se exercitar.

Portanto, se o equipamento ideal consequentemente melhora o desempenho do aluno, acertar na escolha é quase uma obrigação, então de prioridade aos seguintes requisitos:

  • Traje: Escolha maiôs e sungas que não sejam muito justos e ofereçam pouco atrito, optando por um material que seja resistente a corrosão causada pelo cloro e sal presente na água.
  • Touca: Apesar do silicone ser um material mais eficiente para segurar o cabelo e também apresentar maior resistência ao cloro e sal, no caso das crianças, a touca de pano é mais confortável.
  • Óculos: Item indispensável na hora de nadar, os óculos devem fornecer conforto e proteção, por isso devem ser escolhidos de acordo com o rosto de cada um sem a necessidade de apertar demais.

Depois de escolher os equipamentos de acordo com as recomendações, chegou a hora de saber um pouco mais sobre o treino em si que deve ser feito com a orientação de um profissional qualificado, proporcionando:

Aquecimento: Consiste em nadar de forma suave durante 10-15 minutos antes do treino para contribuir com o aumento do fluxo sanguíneo e lubrificação das articulações.

Desenvolvimento: Aula de uma hora com técnicas de mergulho, nado costas, peito e outras de acordo com o nível de cada criança.

Alongamento: Para finalizar o treino os músculos cansados precisaram de relaxamento, por isso é importante que uma série de alongamento seja realizada, evitando ocasionar lesões na musculatura.

Como pudemos ver, para se dar bem na natação infantil dicas em relação a todos os aspectos que englobam essa modalidade podem auxiliar no melhor aproveitamento da aula e respectivos recursos oferecidos por ela.

Considerações finais sobre a natação infantil, dicas de desenvolvimento

Incluir a natação como atividade física regular no dia a dia das crianças é a melhor forma de garantir a segurança e o bom desenvolvimento delas ao longo da vida, mas é preciso tomar cuidado e sempre procurar as orientações de um profissional.

Até porque, na natação infantil, dicas certas contribuem para que a criança se sinta bem e possa superar os limites de forma consciente, encarando qualquer obstáculo como uma oportunidade de melhorar sua capacidade física e cognitiva.

Sobre rafael

Veja Também

Natação para Bebê Recém-Nascido  

Ainda existem muitas dúvidas sobre a natação para bebê recém-nascido. A maioria das mães, ainda …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *