Home / Academia / A natação queima quantas calorias por hora?

A natação queima quantas calorias por hora?

A dúvida sobre natação queima quantas calorias por hora passou a ser frequente por muitos, pois as atividades físicas dentro da água para perder peso passaram a ser opção para muitos que querem fugir de exercícios físicos convencionais.

A natação é um exercício bastante completo, pois trabalha o seu corpo como um todo. Além do mais, proporciona benefícios para a respiração, para o coração, dando condicionamento físico de um modo geral, e se praticada de maneira intensa, pode garantir a perda de peso.

Mesmo sendo uma atividade intensa, nadar pode ser muito prazeroso, pois as pessoas costumam associar a piscina com lazer. Mas engana-se quem acha que a aula é lugar só para isto. Na natação, se não há dedicação, não há resultados, então, foque.

A natação queima quantas calorias por hora?

A natação queima quantas calorias por hora? Para desvendar esta dúvida, vamos começar entendendo mais sobre a atividade. A natação é uma atividade física aeróbica, então, necessita do uso de oxigênio para a produção de energia.

Para os praticantes de natação como atividade física, isso deve ser levado em conta, por isso seria interessante que o exercício fosse conduzido de forma moderada com variações níveis de intensidade respeitando o objetivo proposto do treino.

Muitas coisas devem ser consideradas para se ter uma ideia do gasto energético na natação, veja alguns exemplos:

  • Os estilos de nados

Alguns estilos são mais desgastantes que outros, para os praticantes de natação como atividade física, 100 metros nadando Borboleta são muito mais desgastantes que 100 metros nadando o estilo Crawl; 

  • Diferença de gênero

As mulheres gastam cerca de menos 30% de energia nas atividades de natação do que os homens devido à maior quantidade de gordura, que facilita a flutuação do corpo na posição horizontal;

  • Habilidade

Um bom nadador gasta menos energia para locomover-se na água, porém ele deve nadar uma distância maior para que tenha o mesmo gasto energético de um nadador iniciante;

  • Duração e intensidade da atividade

É fato, treinos intensos consomem mais energia, mas o treino em uma intensidade mais forte deve ser mais curto do que um treino em uma intensidade leve para moderada;

  • Metabolismo

Há muita diferença entre os pesquisadores sobre o número de calorias gastas em uma aula normal de aproximadamente 50 minutos, alguns citam entre 400 e 600 kcal, alguns colocam de 700 kcal até 800 kcal. Por isso a dúvida sobre natação queima quantas calorias por hora irá depender muito do praticante.

Além da queima calórica, o que mais a natação pode me oferecer?

Agora você sabe sobra natação queima quantas calorias por hora, mas esta queima calórica ultrapassa fatores relacionados a números, confira alguns dos benefícios:

  • Sensação de relaxamento e bem-estar, que combate estresse e tenções;

  • Aumenta a oxigenação do cérebro e a memória;

  • Aumenta a capacidade respiratória e circulatória;

  • Melhora aspectos físicos como, força, flexibilidade, coordenação motora e equilíbrio;

  • Melhora a capacidade de raciocínio;

  • Previne doenças degenerativas;

  • Controla a hipertensão arterial;

  • Melhora o condicionamento físico.

Viu só como os benefícios de nadar ultrapassam a queima calórica? A dúvida sobre natação queima quantas calorias por hora não existe mais.

A natação é uma atividade muito democrática, pode ser feita por crianças, adultos e idosos. A intensidade da aula é dada de acordo com as necessidades particulares do grupo.

E para concluir, a natação queima quantas calorias por hora? De 400 a 800 calorias, porém, podendo variar de pessoa para pessoas. Está pronto para iniciar nesta atividade? Comente o que achou e compartilhe com os amigos.

Sobre rafael

Veja Também

Qual o melhor: boxe ou jiu jitsu?

Qual o melhor: boxe ou jiu jitsu? Além de trazer melhoras para a saúde, pode …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *